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Gestão do conhecimento: aplicação da teoria da espiral do conhecimento na Central de Relacionamento do Sebrae/RJ

Autor: SOUSA, Juliana Peres de

Publicado em: 15/08/2019

A gestão do conhecimento é uma coleção de abordagens sistemáticas para ajudar no fluxo da informação e do conhecimento para que sejam utilizados pelas pessoas certas, no momento certo, no formato e custos adequados, agindo de forma efetiva e eficiente para então criar valor para a organização e para o cliente. Desta forma, a gestão do conhecimento desempenha um papel fundamental na condução do fluxo de conhecimento, contribuindo para a redução de silos organizacionais e consequentemente acelerando o aprendizado organizacional. Deste modo, a realização de treinamentos, mudança de processos e utilização destes conjuntamente com sistemas que possam integrar os canais de atendimento do SEBRAE Rio gerarão resultados positivos para a empresa, além de vantagem competitiva. Logo, este trabalho apresentará de modo sucinto as ferramentas aplicadas na espiral do conhecimento utilizadas pela empresa em questão e a partir dessa análise inicial, verificar os problemas mais comuns e por meio de proposta de soluções para a empresa poder melhorar em tais problemas e dar um atendimento diferenciado e que agregue valor ao seu cliente.